thaddeus
20 de Janeiro de 2020
Conhecida como “liquid skills” a competência fluída transformou-se em necessidade para o profissional moderno que almeija ascender em sua carreira profissional e talvez até em sua vida pessoal.
Compreendemos ao longo do tempo a importância das “softs skills” e cada vez mais verificamos que as empresas estão atraídas por pessoas que contribuam em suas empresas com essas habilidades.
Dessa mesma forma também é possível perceber nas empresas que as transformações são inevitáveis e cada vez mais rápidas. Muito por conta da tecnologia as coisas estão sendo reiventadas, percebemos isso pois hoje nos transportamos, nos comunicamos, comemos e, principalmente, pagamos de forma diferente. Neste cenário de transformação que entendemos a necessidade da “competência fluída” que pode ser resumidas como aprendizado constate.
Obviamente a competência fluída não se resume apenas ao aprendizado constante, mas principalmente a habilidade de desaprender, visto que aquilo que era uma verdade absoluta em outrora, pode já não ser. Se antes precisávamos de lojas e vendedores para vender hoje não precisamos mais, se antes precisávamos de um lugar para atender aos clientes hoje vamos em suas casas, se antes precisávamos contratar empresas ou empregados para entregar hoje não precisamos mais, se antes tinhamos de ir ao banco hoje temos o banco em nosso smartphone, se antes não precisávamos de telefone hoje é um item obrigatório.
Reaprender, reinventar, desaprender e aprender novamente de uma forma diferente é o novo caminho. Fomentar isso em seus times e auxiliar as empresas na construção de programas que estimulem e fomentem o aperfeiçoamento continudo e adaptativo deve ser nossa responsabilidade, nos preparando para quebrar paradigmas e trabalhar de uma forma disruptiva a tudo aquilo que já foi feito.
Devemos estar atentos, observando os sinais de mudança de curso, prevendo novos trajetos prossíveis e sempre recalculando a rota para chegarmos onde queremos estar. Se não há caminho já trilhado, atualmente temos a possiblidade de constuir um do zero e, quem sabe, torná-lo o caminho principal.
Palavras-chaves:
#competenciafluida #competenciasfluidas #competencias #habilidade #liquidskills #softskills #gestao #gestaodetalentos #carreira #desenvolvimento #desenvolvimentopessoal #desenvolvimentoprofissional #desenvolvimentodecompetencias #aperfeicoamento #desenvolvimentoconrinuo #tecnologia #tecnologias #tecnologiadisruptiva #transformacaoprofissional #inovacao #sejadiferente #serdiferente #performace #resultados
Outros artigos relevantes:
- A transformação digital como questão de sobrevivência (28/01/2020)