thaddeus
28 de Janeiro de 2020
A transformação digital não pode mais esperar, as empresas que desejam sobreviver nos próximos anos, precisam mapear urgentemente os processos de suas instituições, se já mapearam precisam implementar imediatamente os planos definidos, se já concluíram seus planos precisam fomentar a cultura em sua organização, se conseguiram adotar a cultura da transformação digital precisam se atentar as tecnologias disruptivas. Independente do estágio que estejam em sua organização há trabalho a ser feito com esse foco, pois a transformação digital é muito mais do que ações pontuais, são rotinas que precisam ser adotadas de revisões e melhorias contínuas, visto que as ações que saem de uma onda alimentam as novas entradas de transformação em um próximo ciclo.
Há desafios muito claros de desempenho e custos que já foram percebidos palas empresas que nunca estiveram atentas a esse movimento, é necessário um olhar cuidadoso a respeito da eficiência em toda a cadeia produtiva, comercial, operacional e logística para criar ações eficientes que tragam resultados rápidos para as empresas e possam ser percebidas pelos clientes, uma vez que parece que seus espaços no mercados estão sendo ocupados por: novos entrantes, novos segmentos e novas formas de fazer o mesmo de uma forma diferente (mais barata e menos burocrática), com isso o cenário econômico e o mundo dos negócios estão mudando rapidamente em todos os setores. Lembrando que independente do setor a digitalização é possível e muitas vezes é de fácil implementação.
Algumas parcerias nesse sentido podem funcionar como bons aceleradores nesse processo. É possível também, sem muito esforço, com algumas simples pesquisas na Internet encontrarmos ferramentas que podem alavancar esse movimento nas organizações.
Quando adotada da forma correta, a transformação digital é fluída, natural e percebida pela instituição como algo que agrega, facilita e economiza. Obviamente sempre encontraremos resistência por parte de algumas pessoas que são avessas as mudanças, mas com o alinhamento executivo e direcionamento claro da organização consegue-se demonstrar pelos resultados os benefícios que mudança terá para todos, podendo os líderes e replicadores ajudarem muito na adoção das ações efetivas e também na mudança cultura sobre transformação digital.
Importante frisar que a abordagem correta da transformação digital não é um olhar simples sobre mapeamento de oportunidade e um plano de ação, mesmo esse sendo de suma importância e o início da transformação propriamente dita, é importante mudar a mentalidade, o conceito e a cultura de todos os colaboradores, desde os funcionários mais operacionais até a presidência da empresa. O mapeamento inicial é apenas a ponta do Icebarg, 80% dos reais problemas ainda estão escondidos, não foram percebidos, não foram mapeados ou, em verdade, nem surgiram ainda.
Todos precisam estar atentos a possíveis melhorias em processo, reduções de custos ou oportunidades para torna-se mais eficientes em suas atividades, se cada um conseguir adotar essa mentalidade a empresa estará no caminho correto para enfrentar os desafios do mercado em transformação.
O progresso natural da transformação digital é a "cultura da inovação", neste movimento os líderes, os influenciadores e a própria organização precisa fomentar, apoiar e investir no olhar criativo, a atitude de dono e o emprendendorismo corporativo. É um cenário que favorecem as pessoas que se preparam tecnicamente e trabalham as suas habilidades comportamentais (conhecidas como: soft skills e liquid skills).
A transformação digital depende da tecnologia e com isso, é fundamental que estejamos atentos as inovações que acontecem ligados a elas, principalmente no que diz respeitos as tecnologias disruptivas. Fato que hoje muitas já são uma realidade, por exemplo a Inteligência Artificial que já pode ser bem aplicável e utilizada em larga escala como os dados analíticos (Analytics) em Marketing de Performance, a Internet das Coisas (IoT), a Computação na Nuvem (Cloud Computing), Computação de Borda (Edge Computing) , Realidade Aumentada, Machine Learning, Automação Robótica (RPA), entre outras tecnologia que avançam a passos largos para se tornarem acessíveis e aplicáveis.
Pensando em futuro e longevidade das instituições é inevitável investimentos em inovação, mapeamento das tecnologias disruptivas e a preparação de seus líderes e influenciadores para adoção da cultura de inovação e transformação digital em toda sua cadeia. Adotar a abordagem ágil pode ajudar muito em criar as vantagens competitivas que sua empresa precisa para se destacar neste mercado em constate transformação.
Palavras-chaves:
#transformacaodigital #transaformacao #inovacao #digitalizacao #cultura #desempenho #melhoriadedesempenho #cadeiaprodutiva #cadeiacomercial #cadeialogistica #cadeiaoperacional #focoresultado #resultado #habilidadescomportamentais #comportamental #carreira #culturadeinovacao # tecnologia #tecnologiadisruptiva #olharcriativo #criatividade #atitudededono #emprendedorismo #empreendedorismocorporativo #softskills #liquidskills #inteligenciaartificial #IA #AI #Analytics #MarketingdePerformance #IoT #Internetdascoisas #computacaoemnuvem #computacaodeborda #realidadeaumentada #rpa #machinelearning #melhoriacontinua
Outros artigos relevantes:
- Desenvolva suas Competências Fluídas para se destacar no Mercado (20/01/2020)